Pesquisar

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Only God Can Jugde Me"

Vou abir um novo tipo de tópico, intitulado "Personalidades". O seu objectivo é falar de pessoas que, de uma forma ou outra, mudaram o mundo de alguma forma.

Vou começar por um nome bem conhecido por muitos. Tupac Shakur. Porquê? Bem, hoje andava numa de variar um bocado na música, e fui esbarrar com as músicas de Tupac Shakur. Já lá vão 14 anos desde a sua morte (ainda envolta em mistério) mas mesmo assim, a repercussão das suas músicas e poesias ainda hoje se sente, é fantástico. Tupac é um exemplo da força da música. Ainda hoje as suas músicas são referência para muitos e muitos rappers.
Nascido na prisão, em 1971, uma vez que Afeni Shakur, a mãe, pertencia a um movimento de contra o preconceito aos Afro-americanos. Devido à condenação do padrasto a 60 anos de prisão, por roubar um carro e assassinar a sua proprietária, Tupac cresceu na rua, sem uma figura paterna a seguir, à excepção dos chulos e traficantes das esquinas, o que o levou a traficar no futuro. Em 1995 foi condenado a 4 anos e meio de prisão por alegada violação, que Tupac afirmava ter sido um plano engendrado para o prejudicar. Era uma das figuras mais sonantes da eterna "guerra" East Coast-West Cost, que o levou a ter diversos inimigos, sendo os mais conhecidos Jay-Z (actual marido de Beyoncé), Dr. Dre. e Notorious B.I.G. (morto também a tiro, a 9 de Março de 1997), artista que ajudou a lançar, mas que Pac achava estar envolvido no atentado de que foi vítima, em 1994, nos estúdios da Bad Boy Records.
Tupac não se limitava a temas de "Thug Life". A sua música falava de problemas reais, problemas que assistia nas ruas.
Acabou por ser baleado mortalmente em 1996. Tupac figura no livro de Recordes do Guiness como o Rapper mais bem sucedido do mundo até agora.
Este foi um pequeno resumo, muito pequeno mesmo que adaptei do site www.2pacbr.com.

Ficam aqui algumas das suas frases mais conhecidas:
"Deviam ser dadas aulas sobre o Apartheid, aulas sobre o porquê de existir tanta gente a passar fome. Em vez disso, insistem em dar aulas de educação física";
"Um cobarde morre de mil maneiras, um soldado, de uma só.";
"Prefiro morrer como um homem que viver como um cobarde.";
"Apenas Deus me pode julgar.";
"Isto acontece sempre. Todos os negros que mudam o mundo de alguma forma morrem. Mas nunca morrem de maneiras normais, morrem sempre de forma violenta.";
"A única coisa que o Homem consegue a dormir é sonhar.";
"A minha música não é para qualquer um. É feita para os soldados das ruas. Não é música para festas, para dançar, é uma música espiritual.".

Para finalizar, uma música de Tupac que gosto bastante: Tupac - Changes.

1 comentário: